Existe um falso mito que os Gatos precisam vacinar somente contra a raiva. Hoje já existem no mercado vários tipos de vacinas que previnem contra diversas outras doenças que acometem os gatos. Conheça um pouco mais sobre estas doenças e como evitá-las. Há mais de 8 anos, a CenterVet é parceira da Zoetis, laboratório criado pela empresa Pfizer para cuidar exclusivamente da Saúde Animal, oferecendo a mais alta qualidade nas vacinas desde sua fabricação até o momento da aplicação em seu amigo. Orientam os veterinários e fornecem para seus parceiros unidades de armazenamento para as vacinas, que são monitoradas 24h ao dia, garantindo que as mesmas estejam sempre na temperatura ideal e conservem todas suas características.

Conheça agora algumas doenças e as vacinas essenciais à saúde do seu gato:

Rinotraqueite

É uma doença que acomete o trato respiratório superior dos felinos, é transmitida por contato direto com outros gatos, os sintomas podem variar como: febre; espirros, salivação; conjuntivite. Mesmo após a cura clínica este paciente continua sendo portador, podendo assim a doença se manifestar em sinais de stress ou baixa imunológica.

Calicivirose

A Calicivirose ou Estomatite Viral dos gatos é uma doença viral. Onde o agente causador é o Calicivírus. Os gatos que vivem em abrigos ou gatis são predispostos a se infectarem e apresentarem tais doenças. Seus sintomas incluem: úlceras (“aftas”) na língua, no céu-da-boca e no palato, salivação, dor à mastigação, ausência de apetite e halitose (odor fétido na boca).

Panleucopenia

Doença extremamente contagiosa. Suas principais características são febre, perda de apetite, vômitos e diarreia. O vômito e a diarreia podem vir juntos ou separados e podem ser bastante graves; a diarreia pode ser com sangue e o paciente fica desidratado rapidamente. Os vírus são eliminados pelas fezes dos animais doentes e o contágio se dá pelo contato direto do gato com fezes, gaiolas infectadas, roupas, pacientes doentes, etc. A Panleucopenia Felina é muito grave e muitas vezes leva o paciente a óbito, principalmente em filhotes.

Clamidiose

Uma doença que também apresenta sinais predominantemente respiratórios e é transmitida por contato direto, porém com algumas características particulares, como: estomatite, inchaço na face e nos membros, úlceras nas patas e coxins, conjuntivite. Se tratando especificamente desta doença a vacinação é imprescindível, pois a Calicivirose é uma zoonose, ou seja, também pode acometer seres humanos.

Leucemia Felina

Doença causada por um vírus também conhecida como “Felv”. Compromete o sistema imunológico dos felinos, deixando o mesmo mais vulnerável a outras doenças, atrasando todo o processo cicatrização e causando problemas de pele. Cerca de 15% dos gatos são infectados, porém nem sempre apresentam sintomas, que podem aparecer no prazo de até 2 anos. A contaminação pode acontecer por meio de urina, saliva ou fezes de pacientes infectados. O simples fato de beber água em uma vasilha de um paciente contaminado é suficiente para contrair a doença. A Felv quando associada a outras doenças, na maioria das vezes é fatal. Gatos que vão a rua ou recebem “visitas” de felinos de fora, estão particularmente vulneráveis a esta doença.

 

Vacinas obrigatórias:

Vacina Antirábica (Defensor)

Com certeza a vacina mais conhecida entre os proprietários, feita também em campanhas municipais, a raiva provocou muitos óbitos humanos no passado e hoje está praticamente erradicada dos pets. Mesmo não tendo casos recentes a vacinação é imprescindível para que esta doença não volte, lembrando que também é uma zoonose podendo passar dos animais para seres humanos.

Vacina Múltipla – Tríplica Felina (Felocell CVR)

Protege contra as doenças:
• Rinotraqueíte
• Calicivirose
• Panleucopenia

Vacina Múltipla – Quádrupla Felina (Felocell CVR – C)

Protege contra as doenças:
• Rinotraqueíte
• Calicivirose
• Panleucopenia
• Clamidiose

Vacina Múltipla – Quíntupla Felina (Fel-O-Vax LvK IV + CaliciVax)

Protege contra as doenças:
• Rinotraqueíte
• Calicivirose
• Panleucopenia
• Clamidiose
• Leucemia

Não perca o prazo de vacinação!