A Leucemia Felina ( FELV) é uma retrovirose que em muitos países é considerada como uma das causas mais comuns de enfermidade e óbito em felinos domésticos.

Este vírus compromete as defesas imunológicas dos gatos domésticos e esta associada a uma ampla gama de alterações clinicas.

As principais manifestações clinicas são inapetência, emagrecimento, secreções oculares, naso-ocular, diarreia, doença periodontal e ictericia.

Animais infectados apresentam tempo de vida reduzido, pois a doença não tem cura.

A infecção se da através da saliva, urina e fezes, por isso o simples fato de dividir a tigela de agua com um gato contaminado e suficiente para infectar um gato sadio. Gatas prenhas contaminadas podem transmitir o vírus através da placenta ou do leite para seus filhotes.

E muito importante que faca o teste para Leucemia no felino antes de introduzir em ambientes com outros gatos para reduzir a disseminação da doença. Os gatos negativos devem ser vacinados, principalmente os gatos que tem contato com a rua ou não tem históricos. A vacinação pode ser feita a partir de 8 semanas ou mais de idade com reforço após 21 dias.

 

Gato positivo para FELV.

Gato positivo para FELV.

 

 

Fonte: Escrito em 20/02/2018 por Dra. Mariana Vilela Rabelo – Médica Veterinária Especialista em Felinos da CenterVet Hospital Veterinário.