Especialidades

neurologia-veterinaria

Neurologia Veterinária

Uma das mais complexas especialidades não apenas na Medicina Veterinária, mas também na Medicina Humana, estudando as alterações neurológicas que incluem não apenas o cérebro, mas toda a parte nervosa do corpo dos animais, como medula espinhal, nervos óptico e terminações nervosas.

Pequenos animais podem apresentar alterações neurológicas em qualquer fase da vida. Essas alterações podem se manifestar de forma aguda ou progredindo lentamente durante vários meses. Algumas raças têm mais predisposição, mas mesmo os animais sem raça definida podem ser acometidos.

Os sintomas podem ser mais ou menos evidentes dependendo da localização e da extensão da lesão e diferentes doenças podem causar alterações clínicas muito semelhantes. Além da obtenção do histórico e o exame físico completo, é necessária a realização de exames complementares específicos para a obtenção do diagnóstico, como a mielografia e a tomografia, que possibilitam a visualização de estruturas anatômicas contidas no crânio e na coluna vertebral.

Sintomas

Animais com lesão cerebral podem apresentar uma série de alterações, muitas vezes erroneamente associadas à idade avançada, como andar sem parar, trombar em objetos, alterações no comportamento e de personalidade, agressividade, dormir de dia e ficar acordado durante a noite, perseguição de cauda, ficar parado ou preso nos cantos, latir ou miar excessivamente.

Também podem apresentar dor, claudicação (mancar), impotência do membro (não apoiar a pata), arrastar a pata no chão, quedas, incoordenação (não andar em linha reta ou andar apoiando na parede) ou até paralisia, de um ou todos os membros. Outros sintomas são convulsão (ataque, crise), cegueira súbita, corrida histérica, perder o movimento de um lado da face ou do corpo, ficar com a cabeça pendendo ou torta (inclinada ou torcida) para um lado, dificuldade para respirar ou deglutir (engolir), insônia ou presença de algum tipo de movimento involuntário (tiques como movimentos de mastigar chicletes).

Em caso de qualquer comportamento atípico, o animal deve ser avaliado pelo Médico Veterinário o quanto antes.

Na CenterVet possuímos atendimento Neurológico especializado, com a parceria de clínicas especializadas em Tomografia e Ressonância Magnética. Consultas são realizadas mediante agendamento prévio.


TAGS: Neurologia Veterinária Contagem | Neurologia Veterinária Belo Horizonte | Neurologia Veterinária Betim
Neurologia Veterinária Ibirité | Neurologia Veterinária Sarzedo