A sarna em cães é, basicamente, uma doença causada por ácaros e que atinge a pele dos cães. Os ácaros estão sempre presentes no corpo dos cães, contudo, alguns tipos de ácaros desencadeiam reações mais nocivas e que incomodam o cão.

Ao contrário do que se pode pensar, não são só cães que vivem na rua que podem adquirir a sarna, muito pelo contrário. Os agentes da sarna em cães se encontram em cobertores, estofados e, até mesmo, nos brinquedos dos cachorros. Qualquer cãozinho é candidato a adquirir sarna, portanto é importante que o dono já tenha alguma ideia sobre como prevenir, diagnosticar e tratar a doença.

Tipos de sarna em cães

Existem três tipos diferentes desta doença que atinge os cães, e cada um deles é causado por um ácaro diferente e possui suas próprias características.

sarna sarcóptica, ou escabiose, é causada pelo ácaro sarcoptes scabei, e pode atingir cães em todas as épocas do ano e de todas as idades. A doença causa uma coceira intensa na pele do cão, fazendo com que ele se coce, lamba e até morda a região afetada. Os indícios mais comuns desse tipo de sarna são: pele avermelhada, borbulhas, queda de pelo, crostas e escoriações.

Ela é altamente contagiosa, podendo, através do contato direto, atingir outros cães, seres humanos e, em casos mais ratos, gatos. É necessário ministrar medicamentos receitados pelo veterinário e evitar contato direto com o cão.

sarna - sarcoptica

Cão com sarna sarcóptica.

A sarna otodécica pode também ser conhecida como sarna de ouvido, uma vez que ela afeta apenas essa parte do corpo do cão. É causada pelo ácaro otodectes cynotis e é transmissível entre cães e gatos. Também causa coceira intensa na orelha infectada, fazendo que possam surgir feridas mais graves por conta de o animal se coçar demais.

Outro sintoma aparente é o acúmulo de cerúmen (cera) dentro do ouvido do cão, e este pode desencadear uma futura otite. O cão deve ser tratado e suas orelhas devem ser mantidas limpas mesmo após o desaparecimento da sarna, para que ele não a contraia de novo.

sarna-otodecica

Cão com sarna otodecica.

Por fim, a conhecida sarna negra, que é a sarna demodécica, causada pelo dermodex canis. Ao contrário das outras, esta não é contagiosa; existe uma predisposição genética para obtê-la. A particularidade deste tipo de sarna é que o seu agente está presente em todos os cães e é inofensivo, podendo se manifestar nocivamente apenas em animais que possuam uma deficiência imunológica determinada.

Ao invés da coceira, a sarna negra causa feridas com secreções e cheiro forte. Sendo uma doença ligada à genética, é recomendada a castração dos animais que a apresentem, evitando assim a sua propagação. Ela não tem cura, mas pode ser controlada.

Cão com sarna negra.

Cuidado!

Geralmente, quando o cachorro começa a se coçar e a perder pelos, o dono já conclui que ele está com sarna e, ao invés de procurar um veterinário, vai direto à uma casa agropecuária para comprar um remédio ou pede indicação a um amigo ou vizinho. Isso deve ser evitado.

Como vimos, existe mais de um tipo de sarna, e para cada um, existe um tratamento mais recomendado. É importante que o cachorro com sarna passe pela avaliação de um veterinário, para que este sugira a melhor alternativa de tratamento.

É fundamental que a higiene do cachorro não seja deixada de lado, mesmo que ele pareça saudável e limpo. Ao dar o banho do jeito certo no seu cão, é possível, além de evitar que a sarna apareça, também detectar sintomas para que o tratamento seja feito o mais rápido possível.

Fonte: CachorroGato @ http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/sarna-caes/

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um Médico Veterinário ou serviço especializado.